domingo, 25 de abril de 2010

O Povo Brasileiro contra Dunga!

Mais uma Copa se avizinha. Mais uma vez o Brasil desponta como um dos favoritos ao caneco. E mais uma vez o povo entra em rota de colisão com o técnico da seleção. Das Copas que eu lembro, sempre tivemos um imbróglio em relação a algum jogador que não faz parte dos planos do treinador, mas que a torcida brasileira gostaria de ver. Em 1994 (nas Eliminatórias desta Copa, ainda) Carlos Alberto Parreira se deu por vencido, convocou um endiabrado Romário, e trouxe a Copa com um futebol questionável, mas eficiente. E se Romário ficasse de fora? Em 1998, de novo Romário. Figurinha certa na seleção. O maior do mundo foi convocado, mas cortado. O povo não queria, o técnico, um velho lobo, não atendeu o clamor popular. E convocou um jogador de uma posição bem diferente da do Baixinho. Pois bem. A Copa não veio. Havia um tal de Zidane no meio do caminho. Se Romário tivesse ficado, poderia reeditar a dupla do Tetra com Bebeto na final 4 anos depois, poupando Ronaldo do jogo e das críticas. Em 2002, Romário mais uma vez. Aquele que os paulistas chamam de Scolari e eu insisto em dizer Felipão, não deu o braço a torcer. Bancou a não convocação do Baixo. E teve mais sorte que o velho lobo. Trouxe a Copa. Inspiradíssimas atuações de Rivaldo e Ronaldo. Brilhantes como nunca. Em 2006, Parreira era o técnico de novo. E talvez tenha sido o ano da exceção. O Brasil tinha um timaço: O Imperador da Penha, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Zé Roberto, Roberto Carlos, Juninho...nossa, tantos craques que o povo não poderia pedir mais ninguém. Estavam todos lá. E deu no que deu. Havia a França, do mesmo Zidane (um pouco mais careca, na verdade) no meio do caminho, outra vez. Chegamos em 2010. Dunga, o capitão do Tetra, é o professor da vez. Ao longo desses 4 anos, convocou Afonsos Alves e Jôs da vida. Mas manteve um grupo fechado, coeso. Os intocáveis de Dunga. Júlio César, Robinho, Kaká, Elano...já tem o passaporte carimbado para África do Sul. Dunga, com esse grupo fechado, ganhou tudo o que disputou. Sacudiu a Argetina, eterna favorita ao título, e se classificou com antecedência. Venceu a Copa das Confederações, com direito a um sacode na Itália, atual campeão do mundo, naquela competição. Mas mesmo assim o povo acha que falta algo. Falta Neymar. Mas Dunga acha que não. Se trouxer a Copa, voltará cheio de razão, como Felipão em 2002. Mas, e se perder? Claro que, em caso de fracasso, não poderemos atribuir à não ida do menino da Vila à Copa. Seria leviano pensar ou sugerir que um garoto decidiria uma Copa do Mundo. Mas, porque não levar? Porque deixar de fora um talento desses? Ainda que seja pra fechar no coletivo. Ainda que seja pra dar experiência ao garoto (como Ronaldo em 94, como Kaká em 2002). Há desculpas, mas não há motivos pra deixar Neymar de fora dos 23 que vão tentar fazer o penta virar hexa.

4 comentários:

  1. Eu discordo do amigo, de leve. Acho que muito mais importante seria o Ganso, até pela posição em que joga ser a mais carente do time do Dunga. Neymar é atacante, e desses estamos bem servidos. Ganso é meia, e joga bola DEMAIS, podendo ser banco do Kaká.

    ResponderExcluir
  2. Mas o povo pouco fala do Ganso. O povo quer o Neymar. O Zico acabou de pedir o Neymar na seleção no CQC, e não falou do Ganso.

    Eu levaria os dois.

    ResponderExcluir
  3. Estamos bem-servidos? Robinho não está jogando nada.

    ResponderExcluir
  4. Bellot,

    Às vezes somos meio injustos com o Dunga. Acho que é diferente o caso Ronaldinho Gaúcho VS. Neymar.
    Mas assim... tipo o Neymar ACABOU de surgir. A única chance de convocação é agora, no momento.
    Seria inimaginável mesmo convocá-lo contra a Irlanda, por exemplo. A persspectiva da convocação de Neymar é recente, do momento atual. Se não o convocar na última, temos o direito de cornetá-lo.

    E, pelo amor de deus, tou desesperado com a seleção

    ResponderExcluir