terça-feira, 11 de maio de 2010

As (in)coerências de Dunga

Para quem achava que poderíamos ter surpresas na seleção para a disputa de Copa, uma expectativa em vão. Ganso, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, fora da “Família Dunga”, ficaram de fora. Um duro golpe para as chances de um futebol bonito e vistoso por parte da Seleção Brasileira, daqui há um mês.Podemos dizer ainda, sem que se considere absurdo, que a grande surpresa – ainda que nada muito inesperado – tenha se dado na ausência de Adriano dos 23 convocáveis. Mais a frente, abordarei esse assunto com mais cuidado.

Sabemos que cada brasileiro se considera um técnico em potencial, entendendo muito mais do que o próprio treinador. Em outras copas, aliás, sempre houve um embate entre algum dos jogadores clamados pelo povo e o comandante da vez, como vimos nos brilhantes artigo dos amigo João Gabriel Bellot e Lugui Burlamarqui.

Considero, porém, que para essa copa o barulho foi menor, porque nas outras o “cara” de fora era nada mais, nada menos, que o maior gênio da pequena área, Romário.

Curiosamente, em 2006, arrisco de dizer que ninguém de grande quilate ficou de fora, sendo ainda sim, nossa seleção um fracasso retumbante, refém da bagunça que se viu em Wegis, e do oba-oba protagonizado principalmente por Ronaldinho Gaucho, Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos. Não esquecendo, claro, do sobrepeso que Adriano já exibia há 4 anos atrás.

Durante a preparação para esse Mundial, Dunga sempre defendeu que aqueles excessos, transmutados em falta de comprometimento, não seriam aceitos para essa copa. E, de fato, nisso foi preciso.

Sempre defendi o trabalho do Gaúcho a frente da seleção. Com algumas críticas aqui e ali, e com algumas modificações aos jogadores levados para a África, penso que os resultados de Dunga são inquestionáveis. Uma Copa América, uma Copa das Confederações, o primeiro lugar com sobras nas Eliminatórias com vitórias maiúsculas fora de casa, contra a Argentina e o Uruguai, principalmente. Claro, empates com a Bolívia, Venezuela e Colômbia, em terras brasileiras, não foram bem digeridos, mas para mim fazem parte desse longo e tortuoso caminho na montagem de um time.

Coerência. Pautado nisto tivemos os 23 jogadores convocados, embora Dunga tenha agido tido um ar um tanto quanto incoerente ao chamar Doni, Kleberson e Gilberto. Estes, somados à Julio Batista, foram os mais criticados da lista.

O goleiro, reserva de um brasileiro na Roma, que nunca teve um brilhantismo à altura de uma seleção. Kleberson, que até 1 mês atrás era reserva no Flamengo. Julio Baptista, que muitos argumentam não ter futebol para ser o reserva imediato da grande estrela do grupo, Kaká. Gilberto que joga de meia no Cruzeiro, está em fim de carreira, mas pode ser justificado pela experiência.

Na defesa, o grande sucesso dessa seleção. Juan e Lúcio, fortalecidos pela grande copa que fizeram em 2006, permanecem como titulares. J. Cesar e Maicon são dois dos destaques do virtual campeão europeu e passam confiança. Na lateral esquerda, um buraco. Gilberto e Michel Bastos sequer ocupam a posição em seus respectivos times, jogando na meia. O primeiro tem vantagem por já ter disputado uma copa e ter bastante rodagem. No banco, o coringa dessa seleção, Daniel Alves, estrela do Barcelona, que pode jogar na direita, na esquerda e até na meia.

No meio, um batalhão de volantes. Gilberto Silva, o capitão, horroroso, mas experiente. Josué, horroroso, mas titular do Wolfsburg. Felipe Melo, que vive péssima fase na Juventus, mas que em minha opinião fez boas partidas com a camisa amarela, excetuando-se as expulsões idiotas em alguns jogos. Ramires, com relativo destaque no Benfica, campeão português. Elano, jogando no esquecido Galatasaray, que bate bem na bola e compõe bem a posição. No mar de volantes, uma ilha de talento, chamada Kaká. Tentando se recuperar das seguidas contusões, e de uma temporada em que foi ofuscado por Cristiano Ronaldo, no Real Madrid. É a grande esperança de criatividade da seleção.

No ataque, Luis Fabiano, matador, excelente jogador. Aposto que brilhará na Copa e irá para um grande da Europa. Robinho, que não decepcionou vestindo a amarelinha, apesar das alegações de que é amarelão. Nilmar, reserva de Robinho, atacante rápido, e de faro goleador. Excelente também. E Grafite, que entrou no lugar de Adriano, fez boa temporada no Wolfsburg e é o reserva de Luis Fabiano.

Para finalizar o assunto, Adriano hoje chorou. Mas esqueceu de todos os erros cometidos durante esses 5 meses do ano, que apagaram tudo que fez no Brasileirão do ano passado. Faltando treinos, jogos decisivos, confusões na Chatuba, e o que é pior: totalmente fora de forma...Joana Machado foi a grande zagueira, que barrou o sonho do menino irresponsável. Resta saber como reagirá a mais esse baque.

Um comentário:

  1. Ninguém queria o Rivaldo em 2002. O Felipão bancou. À época foi o mesmo nhénhé que vejo hoje. Não estou dizendo que sejam situações idênticas, mas tem sua parcela de proximidade.

    Não admito, de fato, os convocados estilo "Doni". Não vou dizer que Dunga acertou em todas as suas escolhas. Mas essa auto-lamentação brasileira é demais. Adriano na Copa, por exemplo, seria um ABSURDO. Seria atestar que isso aqui é mesmo o país da bagunça, do tão famoso "jeitinho brasileiro". Impossível de se confiar nele, no mínimo. Falta comprometimento, falta vergonha na cara, e ultimamente, tem faltado inclusive futebol. Não dá pra aturar irresponsabilidade na seleção, de fato.

    O Dunga tem também (assim como qualquer treinador) que eleger jogadores em que confie, mesmo que não seja o grande destaque do mundo. Me parece ser o caso, por exemplo, do Elano (embora eu adore o Elano e defenda sua convocação). Um lado do meu coração torcia pelo Neymar, mas temos que ser racionais, nos colocando na posição de Dunga: ao mesmo tempo que seria "brilho, talento"... ele é um garoto novo, que nunca antes foi pra seleção brasileira profissional. Tinha que ter sido experimentado antes, é uma jogada arriscada; por um lado queria que ele fosse, mas por outro, entendo que seria um tiro no escuro.

    Kleberson é imcompreensível, mas sempre tem os jogadores que dão a bunda pro treinador, né, fazer o quê.

    E eu vi gente pela internet reclamando do Grafite. Sério mesmo, quem não assiste futebol internacional tem o direito de PERMANECER CALADO.

    O Dunga pode ter cometido erros, mas teve seus acertos. Temos que, mesmo discordando aqui ou ali, saber nos colocar na posição do treinador e na responsabilidade que ele possui.

    E para finalizar: não vamos esquecer que a Globo adora sacanear o Dunga (porque ele caga na cabeça dela). temos que sempre analisar bem a conjuntura antes de sair esbravejando contra ele... (não tô dizendo que seja o caso aqui, mas o que eu já li na internet hoje é brincadeira).

    PS => RONALDINHO-GAÚCHO-SEM-SANGUE, APÁTICO E QUE CAGA PRA CAMISA AMARELA: TÔ ROGANDO PRAGA, VAI FICAR EM CASA, SEU MERDA.

    ResponderExcluir